Os livros da Bíblia realmente são a palavra de Deus?

A carta aos Hebreus é um livro sem autor definido. Por algum tempo foi sugerido que a autoria desta carta era de Paulo, mas esta sugestão não resiste à crítica textual, pois o estilo da carta e a falta de elementos chave que caracterizam as cartas de Paulo não estão presentes nesta.

Dentro desse contexto surgem alguns questionamentos: 

  • Devemos dar crédito a um livro da Bíblia que não se conhece a autoria?
  • Mesmo livros que se conhecem a autoria são dignos de crédito, visto que foram escritos por homens?
  • Por que cartas tão específicas como Filemom podem ser consideradas como a palavra de Deus, sendo que foi uma simples carta enviada de um homem a outro?

A primeira coisa que devemos ter em mente quanto a estas dúvidas é a inspiração do Espírito Santo. Todos os livros da Bíblia foram escritos sob a inspiração do Espírito Santo (II Tm 3:16). Mas desta premissa surge outro questionamento:

Como as pessoas que escolheram quais livros iriam compor a Bíblia sabiam quais deles foram inspirados por Deus?

A resposta é que as pessoas que reconheceram os livros canônicos da Bíblia também foram inspiradas por Deus para fazer isto. Deus não deixaria que algo tão importante como a sua palavra fosse simplesmente confiado aos homens para reconhecerem por conta própria. O próprio Deus nos deu a sua revelação especial para que pudéssemos reconhecer a sua palavra.

E além de inspirar a formação do cânon, Deus ainda moveu as circunstâncias, preservando os livros que comporiam a Bíblia. Por exemplo, Paulo escreveu mais cartas do que as que estão na Bíblia. Em Colossenses 4.16 Paulo recomenda que os cristão de Colossos leiam a carta que ele enviou à igreja de Laodiceia. Porém foi da vontade de Deus que esta carta se perdesse ao longo do tempo e que não entrasse no cânon bíblico.

Assim, devemos dar crédito aos livros da Bíblia como a palavra de Deus pois:

  • A escrita foi inspirada pelo Espírito Santo;
  • A escolha para compor a Bíblia também foi inspirada por Ele; e
  • A preservação destes livros por séculos foi por ação direta de Deus.

E qual a importância do texto bíblico para as nossas vidas? Ele é a única regra de fé e prática dos cristãos. Todas as doutrinas devem estar baseadas na Bíblia e nenhum ensinamento pode contradizer o que a Bíblia diz. A Bíblia é a régua que vai medir se outros textos, palavras, livros, profecias, tradições ou doutrinas também foram inspiradas por Deus.

Tendo isto em mente, entendemos porque é tão importante ler, conhecer e estudar as escrituras. Toda a nossa vida deve ser guiada pelos princípios de Deus, expressos na Bíblia. A Bíblia é a única forma de conhecermos verdadeiramente a Deus; é a forma que ele escolheu para se revelar a nós.

Alguns podem objetar, afirmando que Deus pode se revelar a nós por meio de profecias, de experiências espirituais, de tradições eclesiásticas. É verdade, mas todas essas possibilidades são passíveis de erro por parte do profeta, de quem vivenciou a experiência, das pessoas que criaram ou ratificaram as tradições. As pessoas são falhas e num momento de comoção podem pensar que aquilo que estão sentindo é a palavra de Deus diretamente para elas. Não que não possa ser, mas a Bíblia é a única inerrante e imutável palavra de Deus. Todas as profecias, experiências, tradições devem ser julgadas com base nas escrituras.

E agora, sabendo que a Bíblia foi a forma que Deus escolheu para que nós pudéssemos conhecê-lo verdadeiramente, incorremos no risco de idolatria caso não a leiamos, pois se não lemos, não o conhecemos e se não o conhecemos, estamos adorando um deus que não é o verdadeiro Deus da Bíblia. Corremos o risco de estarmos adorando um deus que criamos em nosso imaginário; um deus que se molda às nossas necessidades e vontades e não o verdadeiro Deus.

Por isso, devemos ler a Bíblia! Não deixemos de meditar diariamente na palavra de Deus. Pautemos nossas vidas nos princípios e valores ensinados nas escrituras sagradas. Certamente seremos fortalecidos em nossa fé, desenvolvendo nossa vida espiritual.

Deixe um comentário

Bem-vindo ao Graça Ilimitada

Teologia e Literatura Cristã.